Por que o DF sente tanta culpa ?
Ontem estava ouvindo o maravilhoso podcast com Débora e o gêmeo dela e ele foi um divisor de águas na minha jornada. Embora não exista padrões rígidos e cada pessoa seja única, algumas coisas ressoaram muito com a minha dinâmica, e eu tenho cada vez mais certeza que eu sou realmente o DM.
Uma das coisas que me chamou atenção é que o DF da Débora falou muitas vezes que agia (ou deixava de agir) por culpa.
Me lembrei do primeiro e único dia que saí com meu gêmeo. Ele bastante sentido, me pedindo mil desculpas por ter que partir, pelo encontro não ter sido como imaginado, e um tanto de coisas . Ele só falava “desculpa, desculpa, desculpa” …
Pra mim era muito estranho um recém conhecido (a gente se conheceu em um dia e saiu no dia seguinte) me pedir tanta desculpa.
Quando ele foi embora e tentamos o contato virtual ele se comportou da mesma maneira do gêmeo da Débora. Ou parava de responder . Ou comentava algo e quando eu puxava assunto ele não rendia.
Nessa época ele estava em uma relação complicada chegando ao fim, mas suponho eu com idas e vindas ainda …
Me chamou atenção quando ouvi o podcast porque me identifiquei e também me ajudou a sentir uma enorme compaixão pelo meu gêmeo.
Eu sempre exercitei a compaixão e o amor incondicional na minha dinâmica, mesmo nos momentos mais desafiadores. Mas ouvir o podcast aumentou mais ainda esses sentimentos em mim.
Também queria saber se alguém tem algo a dizer sobre essa culpa que o DF sente, se alguém mais identificou isso na própria dinâmica e como lida.
No meu caso o que tá me ajudando a dissolver em mim e no campo dele é trabalhar a energia do merecimento de viver um amor recíproco e verdadeiro.
Mona, também vejo ser muito comum. E acho intrigante que no meu caso eu em algum momento fiquei sabendo dessa culpa.
Mas na dinâmica de muita gente, quando o gêmeo silencia, há julgamento por não compreender essa culpa.
Eu senti muito isso em um relacionamento em que estava com uma pessoa e me apaixonei por outra, sabe?
Então, será que também não carregamos culpas inconscientes?
Eu descobri já bem tarde que eu sentia culpa por ter nascido de uma relação extraconjugal. Culpa por existir. Culpa porque minha mãe falava que adoeceu depois que nasci e por aí vai.
O que será que tem na gente que reflete isso tudo?
Sim, c com certeza temos muita culpa tb. Depois de muito refletir (e aquela live do caroço trouxe clareza também), percebo que a culpa é a raiz da maioria dos sofrimentos. A culpa tem a ver com não merecimento pra mim. Não nos sentimos dignos ou dignas de ganhar bem fazendo um trabalho que amamos, de ser feliz, de estar com a pessoa que mais sonhamos (no caso das chamas gêmeas) … cada pessoa vai ter seus motivos , no seu caso teve isso muito forte do seu nascimento e gerou sentimentos de não merecimento. Pelo menos no meu caso o que tem mais ajudado a limpar as culpas é trabalhar a energia do merecimento . Faço diversos rituais pra enfatizar pra mim mesma que mereço ser feliz, ser amada, ser próspera com leveza, que a minha dinâmica seja leve… enfim ! Isso tem me ajudado bastante 🩷
Sim, c com certeza temos muita culpa tb. Depois de muito refletir (e aquela live do caroço trouxe clareza também), percebo que a culpa é a raiz da maioria dos sofrimentos. A culpa tem a ver com não merecimento pra mim. Não nos sentimos dignos ou dignas de ganhar bem fazendo um trabalho que amamos, de ser feliz, de estar com a pessoa que mais sonhamos (no caso das chamas gêmeas) … cada pessoa vai ter seus motivos , no seu caso teve isso muito forte do seu nascimento e gerou sentimentos de não merecimento. Pelo menos no meu caso o que tem mais ajudado a limpar as culpas é trabalhar a energia do merecimento . Faço diversos rituais pra enfatizar pra mim mesma que mereço ser feliz, ser amada, ser próspera com leveza, que a minha dinâmica seja leve… enfim ! Isso tem me ajudado bastante 🩷
Mona, também vejo ser muito comum. E acho intrigante que no meu caso eu em algum momento fiquei sabendo dessa culpa.
Mas na dinâmica de muita gente, quando o gêmeo silencia, há julgamento por não compreender essa culpa.
Eu senti muito isso em um relacionamento em que estava com uma pessoa e me apaixonei por outra, sabe?
Então, será que também não carregamos culpas inconscientes?
Eu descobri já bem tarde que eu sentia culpa por ter nascido de uma relação extraconjugal. Culpa por existir. Culpa porque minha mãe falava que adoeceu depois que nasci e por aí vai.
O que será que tem na gente que reflete isso tudo?
Sim, c com certeza temos muita culpa tb. Depois de muito refletir (e aquela live do caroço trouxe clareza também), percebo que a culpa é a raiz da maioria dos sofrimentos. A culpa tem a ver com não merecimento pra mim. Não nos sentimos dignos ou dignas de ganhar bem fazendo um trabalho que amamos, de ser feliz, de estar com a pessoa que mais sonhamos (no caso das chamas gêmeas) … cada pessoa vai ter seus motivos , no seu caso teve isso muito forte do seu nascimento e gerou sentimentos de não merecimento. Pelo menos no meu caso o que tem mais ajudado a limpar as culpas é trabalhar a energia do merecimento . Faço diversos rituais pra enfatizar pra mim mesma que mereço ser feliz, ser amada, ser próspera com leveza, que a minha dinâmica seja leve… enfim ! Isso tem me ajudado bastante 🩷
Sim, c com certeza temos muita culpa tb. Depois de muito refletir (e aquela live do caroço trouxe clareza também), percebo que a culpa é a raiz da maioria dos sofrimentos. A culpa tem a ver com não merecimento pra mim. Não nos sentimos dignos ou dignas de ganhar bem fazendo um trabalho que amamos, de ser feliz, de estar com a pessoa que mais sonhamos (no caso das chamas gêmeas) … cada pessoa vai ter seus motivos , no seu caso teve isso muito forte do seu nascimento e gerou sentimentos de não merecimento. Pelo menos no meu caso o que tem mais ajudado a limpar as culpas é trabalhar a energia do merecimento . Faço diversos rituais pra enfatizar pra mim mesma que mereço ser feliz, ser amada, ser próspera com leveza, que a minha dinâmica seja leve… enfim ! Isso tem me ajudado bastante 🩷